Retrato e paisagem

Diagrama de apresentação de papel em retrato e paisagem


Diagrama de apresentação de papel em retrato e paisagem

Quando usados em referência a papel, os termos “retrato” e “paisagem” indicam a orientação em que a folha é apresentada a quem visualiza. Quando o papel é apresentado como uma carta, com a lateral maior na vertical, está em orientação retrato; quando a lateral maior está na horizontal como, por exemplo, a impressão de um slide, o papel está em orientação paisagem (veja o diagrama à direita).

Os nomes retrato e paisagem têm origem na Arte, visto que retratos são geralmente pintados com a tela em orientação vertical e paisagens costumam ser pintadas em orientação horizontal.

Uso dos termos “tamanho retrato” e “tamanho paisagem”

Ás vezes se ouvem termos tais como “papel A4 tamanho retrato” ou “papel A3 tamanho paisagem”. Esse uso é tecnicamente incorreto. “Papel A4 tamanho retrato” na verdade significa papel tamanho A4, apresentado em orientação retrato, e “papel A3 tamanho paisagem” significa papel tamanho A3, apresentado em orientação paisagem. Para se expressar com mais clareza, você pode dizer “tamanho A4, orientação retrato” ou “tamanho A3, orientação paisagem”.

Uma pegadinha muito usada com novatos e estagiários em escritórios é pedir que comprem papel A4 paisagem, já que quase todas as embalagens de papel A4 vêm em orientação retrato.

Encadernação e fichários

Um livro pode ser encadernado tanto em formato paisagem como retrato. Na maioria, os livros são encadernados em orientação retrato, ao longo da lateral maior, o que os torna mais fortes e duráveis. Diz-se que livros com encadernação na lateral menor são em formato paisagem.

Um caso similar ocorre com fichários: se os anéis são situados na lateral maior, trata-se de um fichário em formato retrato, e se os anéis são na lateral menor, trata-se de um fichário em formato paisagem.

 

 

©Paper Sizes 2021 - Cookies e Política de privacidade - Contatar