Formats de journaux

Os jornais são impressos em uma variedade de tamanhos, com os tamanhos mais comuns sendo standard, Berliner, tabloide e compacto.

Tamanho Standard

Dimensões: 600 x 750 mm (23,5 pol. x 29,5 pol.)

Contexto

O tamanho standard, em inglês é chamado de broadsheet, cujo termo deriva de folhas únicas de sátira política, vendidas nas ruas, que se tornaram populares depois que os britânicos instituíram um imposto sobre os jornais pelo seu número de páginas.

O tamanho standard para jornais, está se tornando cada vez menos popular e muitos jornais estão mudando de standard para o formato tabloide.

Na Austrália e Nova Zelândia, esse termo é usado para se referir a documentos que são impressos em papel de tamanho A1 (594 x 841 mm - 23,4 pol. x 33,1 pol.).

Berliner

Dimensões: 315 x 470 mm (12,4 pol. x 18,5 pol.)

Contexto

O fato Berliner (também conhecido como Midi) é comumente usado pelos jornais em toda a Europa. Confusamente, o jornal 'Berliner Zeitung', muitas vezes referido como simplesmente 'Berliner', não é impresso em tamanho Berliner.

Tamanho Tabloide

Dimensões: 280 x 430 mm (11,0 pol. x 16,9 pol.)

O tamanho tabloide é muitas vezes referido como sendo 'metade do tamanho standard', porém isto não é totalmente verdade, já que o tamanho standard é de 600 x 750 mm (23,5 pol. x 29,5 pol.).

O tamanho tabloide é na realidade não muito diferente de A3 e, portanto, a transição para tabloides de impressão em uma folha de A2 (lembre-se que os tamanhos de jornal são contados com as páginas dobradas) seria sensato a longo prazo.

Contexto

A palavra tabloide ao se referir a tamanhos de jornal, vem do estilo de jornalismo conhecido como 'jornalismo de tabloide' que compactava histórias em formas curtas, fáceis de ler e geralmente exageradas. O jornalismo de tabloide em si, obteve seu nome das 'pílulas de tabloide' comercializadas em 1880 que foram as primeiras pílulas altamente compactadas e fáceis de engolir.

O tamanho tabloide é amplamente utilizado em todo o mundo hoje em dia, com jornais nos EUA, Rússica, China, Reino Unido, Canadá, Austrália, Brasil e muitos outros países usando este formato. Recentemente, muitos jornais consagrados mudaram do para tamanho standard para o tabloide, o que revelou-se mais popular entre os leitores.

Tamanho Compacto

Este tamanho é igual ao tabloide. O termo foi cunhado os títulos de imprensa de "qualidade" e de "alto gabarito" mudaram do tamanho tradicional, o standard, para o tamanho mais compacto, tabloide, já que eles não queriam ser associados com o sensacionalismo do jornalismo de tabloide.

 

©i56.org 2017 - Cookies e Política de privacidade - Ajude-nos a melhorar - Contatar